Protótipo Objeto de Aprendizado
Nesse documento falo um pouco sobre o ecodesenvolvimento de um jogo para um projeto de pesquisa, como as tecnologias que foram empregadas.
Posted in: 2019-08-20 12:51:19 | Author: Gunnar Correa
Unity 3D
O motor gráfico para o desenvolvimento do projeto, foi a Unity 3D, porém como o projeto não requer grandes processamentos e recursos, poderia ser desenvolvido com Phaser, Godot, Construct e outras Engines. Escolhi a Unity, pois é a que estou mais habituado a trabalhar, diretamente com a programação das aplicações, assim, o projeto desenrola muito mais rápido.
Dentro da Unity foi criado uma cena para cada exercício e uma extra para o menu principal, todas são executadas através de scripts de acordo com o progresso de cada aluno.
O HUD foi criado usando Sprites 2D juntamente com o Canvas da Engine, assim o ajuste de tela fica mais fácil de ser editado e é o novo padrão de interface, ou seja, não foi utilizado o sistema de GUI/GUISkin via Script.
Para os objetos de interação, foi utilizado o componente SpriteRender, BoxCollider2D e um Script responsável por fazer o Drag and Drop.
Photoshop e Illustrator
Para as imagens utilizamos o Illustrator. Em alguns casos os vetores estão sendo baixados de sites do gênero, como Freepik e Flaticon. As imagens precisam estar em uma ótima qualidade, sem ruídos ou mal contrastadas.
A grande maioria do material que não é vetorizado, como plano de fundo e renders, estão sendo ajustados no Photoshop, na qual é inserido resoluções proporcionais ao projeto. Os vetores, por exemplo, são criados sempre em resoluções com base ², como 128, 256 e 512. Alguns modelos como os personagens, não tem como seguir essa padronização, já que eles são retangulares e não quadrados...então a única padronização, é manter a mesma proporção para todos do mesmo tipo.
Audacity
Para edição de áudio, como recortes das tracks, foi utilizado o Audacity, um software free e muito robusto para a edição e manipulação de áudios. Cada cena possui diferentes áudios que explicam para o aluno o que ele deve fazer, esse a material está no formato .MP3 e recortado em partes, executado em certos momentos.
C# MonoBehaviour
Todas as ações e interações do jogo, são realizadas através de linhas de programação, nesse caso, escritas usando a linguagem C# com o framework nativo da Unity, o MonoBehaviour.
Foi utilizado o Visual Studio 2017 Community, criando diferentes componentes e classes responsáveis por armazenar as informações e comunicação entre os objetos. Não utilizamos nenhuma biblioteca de terceiros nem mesmo assets, tudo foi desenvolvido do zero.
Objeto de aprendizagem
“PROTÓTIPO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE NÚMERO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN